A Toxina Botulínica, popularmente conhecida pelo nome comercial “Botox”, é uma substância derivada de uma bactéria, que age bloqueando os sinais nervosos musculares e diminuindo a força da contração muscular.
Indicações: A aplicação da Toxina é indicada, principalmente, para prevenção e suavização das rugas dinâmicas na face, especialmente as linhas que se formam na fronte/testa, ao redor dos olhos (pés de galinha) e entre as sobrancelhas (glabela). Também é possível tratar outras regiões, como o as linhas de expressão do nariz, ao redor da boca e no pescoço. Em todos esses casos, a substância age relaxando os músculos e evitando a movimentação exagerada da mímica facial, a fim de prevenir ou atenuar as rugas.
Além disso, a Toxina Botulínica também pode ser eficaz para tratar outras queixas, como a queda ou a retificação das sobrancelhas, a sudorese excessiva (hiperidrose) em axilas, pés e mãos), o bruxismo e a enxaqueca crônica.
O procedimento é considerado muito tranquilo e não requer anestesia. Para pacientes mais sensíveis, é possível fazer uso de anestésicos tópicos antes da aplicação. Os resultados são observados após duas semanas e podem durar, de forma gradual, até 6 meses, período em que a toxina para de agir no músculo.